Barista Junior

View Original

Cápsula reutilizável para Nespresso | Opinião

Desde o meu início no mundo do café, lá pelos idos de 2014, foi natural para as pessoas ao meu redor perceberem minha paixão e dedicação à bebida.

Familiares, amigos e colegas de trabalho até hoje me presenteiam com grãos de diversas origens: Hawaii, interior de São Paulo, fazenda do tio em Minas, Etiópia...

Além de ganhar muito café, já fui também presenteado com pequenos utensílios como um suporte para o porta filtro da Hario e um conjunto para fazer café turco.

Nessas, conheci uma coisa que nem sequer imaginava: cápsula reutilizável para máquina Nespresso.

Um amigo do trabalho (grande Rafael Lopes!) trouxe a novidade para mim depois de uma viagem aos Estados Unidos. Trata-se das cápsulas da SealPod, que custaram 36 dólares na Amazon - segundo ele.

Aproveite ao máximo sua máquina de cápsulas de café

“Make the most out of your coffee capsule machine” é a promessa do pessoal da SealPod que vem lá de Taiwan.

O kit que eu ganhei veio com duas cápsulas de um material que me parece aço inoxidável e suas respectivas tampas adesivas e de papel alumínio, bem como um anel para servir de suporte na hora do preenchimento da cápsula.

Enquanto a cápsula (pod) é reutilizável, a tampa (lid) é descartável. Sendo assim, a tampa para a cápsula é um segundo produto que precisa ser adquirido de tempos em tempos.

Para republicar este post (porque o original eu escrevi e postei pela primeira vez em 12 de março de 2015), pesquisei na Amazon brasileira e no Mercado Livre sobre esse produto.

Fiquei mais surpreso ainda ao constatar que já existem outros fabricantes trazendo a mesma proposta, a de oferecer cápsulas reutilizáveis e compatíveis com o sistema original da Nespresso e também da Dolce Gosto.

No geral, isso parece uma ótima ideia!

Você, como consumidor, tem à sua disposição cápsulas reaproveitáveis para recarregar com o café de sua preferência. Além de não precisar juntar no fundo de um armário as cápsulas originais para reciclagem. Soa como uma baita economia, em todos os sentidos!

See this content in the original post

Continuando na minha pesquisa para atualizar este texto, não é que achei no Youtube um vídeo em português?

Pega essa para você entender melhor como funciona o sistema de cápsulas reaproveitáveis.

Escolha econômica e ecológica?

Sinceramente, não sei dizer e não estudei a fundo para entender se esse sistema alternativo para máquinas tipo Nespresso é mais barato e produz menos impacto no meio ambiente.

Só sinto que para pessoas já meio no “esquema” dos conhecimentos avançados de café, essa invenção não rola.

Ao testar a novidade em casa (sim, confesso que tenho uma Nespresso mesmo sendo um Home Barista), reparei que o usuário dessas cápsulas vai precisar ter um moedor para começar.

Lembre-se sempre: café espresso pra ficar bom requer muita atenção na moagem (entre outras coisas).

A questão da moagem é tão importante que até uma amostra de café para referência de nível ou tipo de moagem é incluída no kit para iniciantes (Starter Kit) oferecido pela SealPod.

Em segundo, senti a necessidade de pesar a quantidade de café a ser colocada na tal cápsula. Então, colocaria também na lista de gadgets necessários mais uma balancinha (altamente sugerido!).

E por fim, um bom grão de café para resolver a equação.

Numa boa, acho pedir demais para o público da Nespresso. O consumidor de cápsulas de café tem uma certa grana, quer praticidade e uma bebida rápida e (de sabor) constante. Certo?

A troca das cápsulas recicláveis e de uso único pelas reutilizáveis e recarregáveis dá um nó na promessa de valor do segmento criado pela Nestlé. Para mim, é uma troca muito complicada.

Logo, baristas como você gostam da Nespresso!?

E aqui entramos numa outra história: quando as pessoas descobrem que sou fanático por café, sempre me questionam sobre a Nespresso e se possuo uma.

É uma situação complicada porque, como tudo na vida, tem seus prós e contras.

Admiro o trabalho da marca em chamar a atenção das pessoas para cafés de diferentes origens - principalmente do consumidor brasileiro que não estava acostumado ao tema.

Eu tenho uma máquina simples em casa para usar em horas muito corridas do dia (tipo 5 minutos entre uma reunião e outra), para tomar um descafeinado à noite (atualmente, estou usando as cápsulas da Illy)…essas coisas.

Mas, e essa tal cápsula reutilizável?

Não tenho nada contra. Quem me conhece sabe que gosto de conhecer e testar novidades! Tanto é que meu colega Rafael trouxe a lembrancinha da sua viagem.

Também acho que existe espaço para todos, começando pelo mercado norte-americano.

Para amigos, honestamente, eu colocaria as seguintes sugestões:

  1. Continue com a sua cápsula normal de Nespresso ou 3 Corações ou L’Or…;

  2. Compre grãos de qualidade, alguns acessórios e comece a fazer o seu coado e

  3. Vá e prestigie sempre uma boa cafeteria da sua região!