AeroPress: o que é, como fazer e por que me apaixonei
Você sabe qual é a melhor fonte de informação sobre o que é, como funciona e quem inventou a cafeteira AeroPress?
Se estiver pensando que vou de cara dizer “é o blog do Barista Junior”, errou!
A fonte mais apurada para obter a mais completa e atual informação sobre o que é, como fazer café usando a AeroPress e aprender mais é o próprio website do fabricante.
Como o site deles é 100% em inglês, creio que para a maior parte deste post que pretende explicar sobre como fazer café com AeroPress, vale a gente mergulhar de cabeça na página oficial.
Afinal, o que é AeroPress?
Vamos direto ao ponto! A descrição do produto no website diz:
“The AeroPress coffee maker is a better coffee press that makes delicious coffee quickly and easily”
Para não fugir da afirmação da marca, eu prefiro fazer uma tradução que pode soar um pouco tosca. A cafeteira AeroPress é uma melhor cafeteira porque passa um delicioso café de forma rápida e fácil.
Pesquisando a fundo no website, a AeroPress se diz diferenciar-se das cafeteiras normais por meio de seis pontos únicos:
Faz de 1 a 3 xícaras de café (ou 296ml no total) em cerca de um minuto;
É ideal para levar em viagens, ter em espaços pequenos ou fazer seu café no trabalho;
A limpeza leva segundos (se preferir, pode colocar na prateleira superior da lava-louças);
Passa café no estilo americano, espresso ou o tradicional coado;
Faz uma bebida de paladar rico, suave e sem amargor e
Confere à bebida uma acidez extremamente baixa.
Eu, um fã apaixonado desse método, concordo 100% com todos os pontos acima.
Quando me pedem para explicar o que é a Aeropress, eu digo logo que ela une o melhor de um café coado com uma certa pressão. É simplesmente sensacional!
Quais são as partes e do que é feita a AeroPress?
Depois de toda essa adoração, você deve estar se perguntando qual é o mistério por trás da AeroPress e como ela é feita.
De novo, o site da própria é a melhor fonte de informação. E eu achava (como disse lá no início) que todo o conteúdo estivesse somente em inglês…
Numa das páginas está o manual de instruções explicando como usar a AeroPress para fazer café quente - e também café gelado! - em 10 idiomas diferentes, incluindo o nosso português! Absolutamente total surpresa para mim.
Para completar, esse mesmo manual tem uma ilustração detalhando cada uma partes e peças que compõem a cafeteira idolatrada por muitos baristas e admiradores da bebida. O kit AeroPress é composto por:
Êmbolo;
Câmara;
Tampa do filtro;
Filtro de papel (vem com 350 unidades);
Colher de medida para café (14g aproximadamente);
Agitador e
Funil.
Êmbolo, câmara, tampa do filtro, filtro de papel, colher medidora, agitador e funil fazem parte da AeroPress. A cafeteira inventada pelo engenheiro norte-americano Alan Alder.
Inclusive, essa foto daí de cima faz parte do meu livro Barista Junior: Relato Pessoal de Aprendizado e Guia Básico sobre Café desde a primeira edição. Nunca achei outra melhor!
Só agora, ao escrever este post anos depois, é que fui perceber como o autor da foto resume de forma extraordinária a magia e o encantamento da AeroPress. Ele ou ela fala mais ou menos assim na página do Flickr:
Quando a vi pela primeira vez, quase ri! Faz você relembrar dos tempos do laboratório de química da escola.
Depois de usá-la, você descobre que o ajuste, a forma e o tamanho fazem todo o sentido.
O que é mais surpreendente, todas as peças da AeroPress conspiram juntas para fazer uma xícara de café realmente boa.
Um sistema incrível e divertido, mas ao mesmo tempo compacto. Totalmente flexível e tolerante com testes e experimentações.Requer o mínimo de limpeza e confusão.
Tanto é verdade que não tiro nada desse texto e, por isso, achei melhor copiar e colar quase tudo do original.
A Aeropress, além de carregar o selo de “a mais queridinha” por baristas e amantes da bebida, carrega também o de BPA FREE - Livres de Bisfenol. O mesmo selo encontrado nos utensílios de plástico para uso em microondas.
Fabricada em polipropileno, o plástico dos utensílios domésticos em geral, tem na câmara a gravação do nome AeroPress em vermelho desde novembro de 2019.
Os modelos vendidos desde 2005 evoluíram tanto no material utilizado, quanto na cor e na gravação do próprio nome. Nunca no design original ou na quantidade das peças compreendidas. Olhe e observe com atenção esse detalhe!
Voltando a falar da página da AeroPress, a informação é tão precisa e transparente que tudo isso está lá para ser conferido.
Do lançamento em outubro de 2005 até julho de 2009, a AeroPress era feita de policarbonato. Em testes de laboratório, conclui-se que havia vazamento do tal BPA desse material para o café.
A partir de 2009, o material de fabricação da AeroPress foi evoluindo até chegar no que hoje é vendido para nós consumidores.
Eu acho tudo isso muito legal e tiro meu chapéu para empresas assim!
Como fazer café usando a AeroPress?
Leia abaixo a minha receita de café utilizando a AeroPress, agora que você já sabe um pouco mais sobre essa cafeteira inventada pelo engenheiro de aeronaves militares Alan Adler.
O tipo aí da foto não sou eu! É só uma foto legal de uma pessoa usando a AeroPress.
Coloco pouco mais de 300ml de água na chaleira porque uso essa medida adicional para escaldar o pequeno filtro de papel e esquentar a minha xícara.
Esquento a água até a temperatura alvo: 95 a 90 graus. Depende muito do grão (se você não entendeu, comenta aqui no post - eu aprendi perguntando muito e tudo!)
Dica BJ (a dica do Barista Junior): O pulo do gato é saber utilizar a "prensa em tubo” e achar a proporção de café/água mais elegante ao seu paladar.
A minha proporção favorita é 1:2 (um grama de grão para 02 de café). Algumas pessoas usam 1:12.
Com a quantidade de café definida e moída, coloco o pó na AeroPress.
Para adicionar a água, eu utilizo uma balança porque nesta parte adiciono apenas um pouco de água. Cerca de 50ml só (você vai entender o porquê mais adiante).
Mexo e espero 60 segundos.
Com isso, o pó forma um grande cogumelo e aí é a deixa para eu adicionar o restante de água. Um total de 180ml a 200ml, vai do seu gosto.
Coloco toda a água;
Pressiono o tubo. Atenção! Antes disso, não se esqueça de encaixar o filtro, já escaldado, na posição correta e preso firmemente. Mas não pressione muito porque isso também influencia na qualidade da extração.
Tá achando a minha dica de como fazer café com a AeroPress confusa?
Passo a passo inicial da AeroPress
Talvez você possa começar suas aventuras seguindo exatamente a sugestão deles.
Eu acho que um kit novo deve vir com o manual de instruções, não sei.
A minha eu comprei há muito tempo e devo ter jogado fora o manual junto com a embalagem.
Separei o link para o PDF de Como Começar com a Aeropress. É justamente aquele que eu achei no site deles e está em português!
No manual, você vai ver o seguinte passo a passo com ilustrações:
Empurre o êmbolo para fora da câmara;
Coloque o filtro sobre a tampa;
Rode a tampa na câmara (sentido anti-horário);
Posicione a câmara sobre uma caneca resistente e despeje uma colher de medida de café (opte por uma moagem fina);
Agite a câmara para nivelar o café;
Adicione água quente até atingir a marca “1” na câmara;
Mexa durante 10 segundos aproximadamente;
Insira o êmbolo e pressione suavemente, fazendo uma pequena pausa se sentir resistência. Vá até o êmbolo encontrar o pó de café;
Seu café no estilo espresso está pronto!
* Se preferir tomar uma xícara maior, mais conhecida como estilo americano, basta adicionar mais água até completar 237ml.
* Se preferir tomar café com leite, adicione leite até completar 237ml.Para fazer a limpeza: retire a tampa do filtro, empurre o êmbolo para extrair o café usado e enxágue o vedante.
Deu para notar que não há jeito certo ou mais certo?
Vale o seu paladar e a sua vontade de testar proporções a moagens diferentes, passando pela temperatura da água e etc.
Vale a sua vontade de querer fazer em casa um café melhor.
Como aconteceu minha paixão imediata pela AeroPress
O porquê da minha paixão pela AeroPress você já deve ter entendido e aposto que também está caindo de amores por ela…
Mas deixa eu te contar bem rápido como aconteceu.
O ano de 2014 mal tinha começado e algumas coisas mudaram minha relação com o café. Eu digo que foi o ano da guinada.
Em uma das minhas muitas viagens corporativas a Seattle (cidade norte-americana no estado de Washington), o Eric Ferreira, um grande amigo morador dessa cidade e praticante de camping, me colocou na cabeça um cavalo de tróia.
Eu estava em meio a uma reunião de negócios e, no intervalo do dia, o Eric fez uma AeroPress com um grão moído na hora. Santo Eric!
Ele me mostrou naquele momento que o café poderia ser um hobby, uma bebida gostosa (para mim café tinha sabor muito amargo) e também cultura.
Fiquei pensando naquilo tudo, na explicação do meu amigo e lembrando do paladar do café por vários dias seguidos.
Voltei ao Brasil e comecei imediatamente a investigar um pouco mais sobre o assunto.
Quando me dei conta, estava matriculado em um curso profissionalizante na Escola de Baristas do Coffe Lab em São Paulo.
Com vontade de aprender e estudar mais, comecei a comprar meus primeiros aparatos (e grãos melhores também) para montar meu santuário em casa. O meu cantinho do café!
Apelidei de santuário porque uso o canto do café em casa como um local sagrado de estudo, alívio da tensão do trabalho e prática do meu hobby.
E a primeira coisa que eu comprei foi uma…adivinha? AeroPress! Lógico.
Ao santo amigo Eric e sua AeroPress, meu muito obrigado.